segunda-feira, 25 de junho de 2012

EVOLUÇÃO

Objetivo – o que é e os tipos de evolução.
Descrição – começar a aula com a pergunta 115 LE. Através da pergunta começar o diálogo e aula será ministrada através de passagens da bíblia. O motivo da bíblia é simples, por ainda alguma criança não ter contato com a bíblia e umas dizem que nunca pegaram/viram. Distribuir entre as crianças passagem da bíblia que se trata da evolução, através de suas próprias opiniões fazer um link entre a bíblia e o Livro dos Espíritos.

Há duas espécies de progresso; o intelectual e o moral. Percebemos o progresso físico, no meio em que vivemos, e o progresso espiritual, no íntimo de cada um.
Pela evolução externa o homem domina o ambiente que o cerca, mas é pela evolução interna que adquire as virtudes, tais como a bondade, a paciência, a humildade, a tolerância, a sinceridade, a honestidade, etc., sem as quais não encontraríamos os caminhos de paz e entendimento que nos garantem a alegria e nos ajudam na ascensão espiritual. (livro azul Evangelização – conteúdo programático DIJ DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.

  • 115 LE – Dentre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus?
- Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um uma missão com o objetivo de esclarecê-los e de fazê-los chegar, progressivamente, à perfeição pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de Si. A felicidade eterna e pura é para os que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos ao passar pelas provas que a Lei Divina lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais depressa ao objetivo que lhes é destinado. Outros somente as suportam com lamentação e por causa dessa falta permanecem  mais tempo afastados da perfeição e da felicidade prometida.
Lc 2:52 “E Jesus crescia em sabedora, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

  • 814 LE – Por que Deus deu a uns riquezas e poder e a outros a miséria?
- Para experimentar cada um de maneiras diferentes. Aliás, vós já o sabeis, essas provas foram os próprios Espíritos que escolheram e, muitas vezes, nelas fracassam.
Mc 4:19 “mas surgem as preocupações do mundo,a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, que sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto.”

  • 636 LE - O bem e o mal são absolutos para todos os homens?
- A lei de Deus é a mesma para todos; mas o mal depende principalmente da vontade que se tem de o praticar. O bem é sempre o bem e o mal é sempre mal, qualquer que seja a posição do homem; a diferença está no grau de responsabilidade.
Jo 3:20-21 “Quem pratica o mal tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas que  age conforme a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque  são feitas como Deus quer.”

  • 676 LE - Por que o trabalho é imposto ao homem?
- é uma consequência de sua natureza corporal. É uma expiação e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância da inteligência; por isso deve seu sustento, segurança e bem estar apenas ao seu trabalho e à sua atividade. Àquele que tem o corpo muito fraco, Deus deu a inteligência como compensação; mas é sempre um trabalho.
I Cor 5:58 – “Assim, queridos amigos, sejam firmes, inabaláveis; façam continuamente progresso na obra do Senhor, sabendo que a fadiga de vocês não é inútil no Senhor.”

  • 42 LE - Podemos saber o tempo de duração da formação dos mundos, da Terra, por exemplo?
- Não posso te dizer, somente o Criador sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber ou conhecer o número dos séculos dessa formação.
2 Pedro 3:8 – “ Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia.”

Atividade – livre: baseado no diálogo, desenhem a evolução do planeta.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

LIVRE ARBÍTRIO

Objetivo – o que é o livre arbítrio e suas consequências
Desenvolvimento – com cartazes pela sala peça ao adolescente que leiam para que possam descobrir o tema da aula com a letra bem grande e no centro da cartolina/folha A4. Logo depois da dinâmica começar o dialogo com eles: o que é livre arbítrio? Fazer o que queremos é ser livre? Quando praticamos o livre arbítrio?
  • Com a conquista do raciocínio, o homem adquire também o livre arbítrio, ou a faculdade de escolher, por si mesmo, o caminho a pamilhar.
  • Concedendo-nos o livre arbítrio, Deus nos proporciona assim, a oportunidade de edificar o nosso próprio progresso.
  • Com isso somos os construtores da nossa própria felicidade ou do nosso sofrimento, pois temos a liberdade de escolher o caminho que mais nos agrade.
  • Sem o livre arbítrio seríamos apenas máquinas irresponsáveis, sem culpa pelos erros cometidos ou méritos pelas conquistas realizadas.
  • Pelo livre arbítrio o homem, mesmo que  coibido fisicamente, será sempre senhor dos seus pensamentos e de suas aspirações, pois ninguém pode interferir em nossas consciências.
Frases para dinâmica:
“Deus concede o _______________, ao espírito em evolução. Espera que cada um escolha certo, antes de qualquer decisão.”
“Se a escolha é _________ para o Ser, nas opções dos caminhos da vida, é preciso muito cuidado para a consciência não sair traída.”
“O ____________ é assim: Dá ao Ser o direito de escolher, mas, deixa frutos e resultados para ele mesmo recolher.”
“O direito de _____________ desafia nossa vontade de acertar. Se não considerarmos o amor, na certa vamos penar!”
“Somos, através do _____________, os construtores de nosso destino. Se não escolhemos certo, o futuro será um desatino!”
Respostas : Livre arbítrio – livre – livre arbítrio – escolher – livre arbítrio (frases retiradas do livro Rimas de amor e paz – Lúcio de Abreu)
Com essa dinâmica a aula se iniciará e o diálogo entre evangelizador e evangelizando será proveitoso dentro do objetivo da aula

ESPÍRITO PROTETOR

Objetivo – o que Espírito protetor
Desenvolvimento – começar com uma dinâmica para que adivinhem o tema da aula: um evangelizando irá entrar na sala com os olhos tampados, um outro evangelizando o guiará sem tocá-lo  somente com a voz até um objeto para poder pegar  e no caminho terá  obstáculos e o evangelizando que está guiando não poderá dizer o que tem no caminho pois os outros tentaram desvia-lo. Ele terá que por intuição perceber quem é o verdadeiro evangelizando que o estará guiando (como Espírito Protetor). Os evangelizandos poderão  dizer somente palavras curtas: pare, pense, ai não dá, que alegria, esquerda, direita, siga.
Após a  brincadeira e o resultado, dar a definição sobre Espírito Protetor: entidades amigas, espíritos familiares, desta ou de outras existências que se incumbem de nos induzir ao esforço do bem e do progresso. Tem como missão guiar o protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, confortá-lo em suas aflições. Devemos sempre estar em sintonia com nosso Espírito Protetor para percebermos e seguirmos as suas intuições.
491 – Qual é a missão do Espírito protetor?
- A de um pai sobre seus filhos: guiar seu protegido no bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolar suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida.
495 – O Espírito protetor abandona algumas vezes seu protegido quando este é rebelde aos seus conselhos?
- Ele se afasta quando vê seus conselhos inúteis, e que a vontade de sofrer a influência dos Espíritos inferiores é mais forte. Todavia, não o abandona completamente, e se faz sempre ouvir sendo, então, o homem quem fecha os ouvidos. Ele retorna, desde que chamado.
É uma doutrina que deveria converter os mais incrédulos pelo seu encanto e pela sua doçura: a dos anjos guardiães. Pensar que se tem sempre perto de si seres que vos são superiores, que estão sempre aí para vos aconselhar, vos sustentar, vos ajudar a escalar a áspera montanha do bem, que são os amigos mais seguros e mais devotados do que as mais íntimas ligações que se possa contrair sobre a Terra, não é uma idéia consoladora? Esses seres aí estão por ordem de Deus; ele os colocou junto de vós e aí estão, por seu amor, cumprindo uma bela, mas penosa missão. Sim, onde estejais, ele estará convosco: as prisões, os hospitais, os lugares de devassidão, a solidão, nada vos separa desse amigo que não podeis ver, mas do qual vossa alma sente os mais doces estímulos e ouve os sábios conselhos.
Deveríeis conhecer melhor esta verdade! Quantas vezes ela vos ajudaria nos momentos de crise; quantas vezes ela vos salvaria dos maus Espíritos! Todavia, no grande dia, este anjo de bondade terá frequentemente de vos dizer: “Não te disse isto? E não o fizeste; não te mostrei o abismo? E aí te precipitaste; não te fiz ouvir na consciência a voz da verdade? E não seguiste os conselhos da mentira?” Ah! Interrogai vossos anjos guardiães; estabelecei entre eles e vós essa ternura íntima que reina entre os melhores amigos. Não penseis em esconder-lhes nada, porque ele têm os olhos de Deus, e não podeis enganá-los. Sonhai com o futuro; procurai avançar nesta vida e vossas provas serão mais curtas, vossas existências mais felizes. Caminhai! homens de coragem; atirai para longe de vós, de uma vez por todas, preconceitos e idéias preconcebidas; entrai na nova estrada que se abre diante de vós; marchai! marchai! tendes orientadores, segui-os: o objetivo não vos pode faltar, porque esse objetivo é Deus.
Àqueles que pensam ser impossível aos Espíritos verdadeiramente elevados, se sujeitarem a uma tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que influenciamos vossas almas estando a vários milhões de léguas de vós. Para nós o espaço não é nada, e vivendo em outro mundo, nossos Espíritos conservam sua ligação com o vosso. Gozamos de qualidades que não podeis compreender, mas estejais certos de que Deus não nos impôs uma tarefa acima de nossas forças e que ele não vos abandonou sós sobre a Terra, sem amigos e sem apoio. Cada anjo guardião tem seu protegido sobre o qual vela, com um pai vela sobre seu filho, e é feliz quando o vê no bom caminho, e sofre quando seus conselhos são menosprezados.
Livro dos Espíritos – Allan Kardec

CULTO NO LAR

Objetivo – o que é o culto, suas finalidades e benefícios.
Desenvolvimento – Quem sabe o que é o culto no lar e quem faz? Após a resposta explicar para as crianças que o culto é o estudo do Evangelho em família. Sendo implantado uma vez por semana em dia e hora predeterminados, virá harmonizar o lar através do estudo, do entendimento e do esforço em praticar os ensinamentos do Cristo contidos no Evangelho. Permitirá a todos avaliarem suas próprias condutas no dia-a-dia, dando as oportunidades necessárias para uma reforma íntima consciente. A presença dos familiares dever ser livre e espontânea.
Atividade – casa de papel com mensagens para a prática do culto no lar.

Passe e água fluída

Objetivo – o por que do passe e da água fluida.
Desenvolvimento -  Dialogar com a criança sobre a automedicação,o que elas Acham se tomam remédio sem receitas etc., a partir daí explicar o que é passe. O passe consiste na doação de fluidos do passista para o doente. O passe como a água fluida, não pode ser um hábito. Devem ser utilizados como remédio e como tal tem seu momento. Há vários tipos de passe:
  • O magnético, em que o próprio agente transfere de si forças magnéticas ao doente.
  • O passe espiritual transmitido pelos Espíritos, sem o concurso do médium.
  • O passe humano-espiritual, em que o encarnado, rogando auxílio dos benfeitores é por eles auxiliado em favor do enfermo que busca o seu.
  • O passe mediúnico, no qual o passista atua mediunizado.  
Nós mesmos através de nossas orações podemos nos aplicar o passe e fluidificar a água isso depende de nossas vibrações. Mostrar aos evangelizando através da figura abaixo, onde o passista trabalha quando esta aplicando o passe e com isso dialogar sobre a importância da concentração e o cuidado com o corpo para que ele fique preparado para receber e doar. A mensagem Mãos estendidas os fará pensar a respeito de como eles estão receptivos com o recebimento do passe e da água fluida.

Mãos Estendidas
"Estende a tua mão. E ele a estendeu e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra" - (MARCOS, 3:5.)
Em todas as casas de fé religiosa, há crentes de mãos estendidas, suplicando socorro...
Almas aflitas revelam ansiedade, fraqueza, desesperança e enfermidades do coração.
Não seremos todos nós, encarnados e desencarnados, que algo rogamos à Providência Divina, semelhantes ao homem que trazia a mão seca?
Presos ao labirinto criado por nós mesmos, eis-nos a reclamar o auxílio do Divino Mestre...
Entretanto, convém ponderar a nossa atitude.
É justo pedir e ninguém poderá cercear quaisquer manifestações da humildade, do arrependimento, da intercessão.
Mas é indispensável examinar o modo de receber.
Muita gente aguarda a resposta materializada de Jesus.
Esse espera o dinheiro, aquele conta com a evidência social de improviso, aquele outro exige a imediata transformação das circunstâncias no caminho terrestre...
Observemos, todavia, o socorro do Mestre ao paralítico.
Jesus determina que ele estenda a mão mirrada e, estendida essa, não lhe confere bolsas de ouro nem fichas de privilégio. Cura-a. Devolve-lhe a oportunidade de serviço.
A mão recuperada naquele instante permanece tão vazia quanto antes.
É que o Cristo restituía-lhe o ensejo bendito de trabalhar, conquistando sagradas realizações por si mesmo; recambiava-o às lides redentoras do bem, nas quais lhe cabia edificar-se e engrandecer-se.
A lição é expressiva para todos os templos da comunidade cristã.
Quando estenderes tuas mãos ao Senhor, não esperes facilidades, ouro, prerrogativas... Aprende a receber-lhe a assistência, porque o Divino Amor te restaurará as energias, mas não te proporcionará qualquer fuga às realizações do teu próprio esforço.
XAVIER, Francisco Cândido. Fonte Viva. Pelo Espírito Emmanuel. FEB. Lição 174.

Planejamento 3º Ciclo – 03/06/2.012

04/06 à 10/06 – Passe e água fluída
11/06 à 17/06 – Culto no Lar
18/06 à 24/06 – Espírito protetor
26/06 à 01/07 – Livre arbítrio
02/07 à 08/07 – Evolução
09/07 à 15/07 – Brasil, Pátria do Evangelho
16/07 à 22/07 – Discernimento – separar o bem do mal
23/07 à 29/07 – O lar/família