segunda-feira, 25 de junho de 2012

EVOLUÇÃO

Objetivo – o que é e os tipos de evolução.
Descrição – começar a aula com a pergunta 115 LE. Através da pergunta começar o diálogo e aula será ministrada através de passagens da bíblia. O motivo da bíblia é simples, por ainda alguma criança não ter contato com a bíblia e umas dizem que nunca pegaram/viram. Distribuir entre as crianças passagem da bíblia que se trata da evolução, através de suas próprias opiniões fazer um link entre a bíblia e o Livro dos Espíritos.

Há duas espécies de progresso; o intelectual e o moral. Percebemos o progresso físico, no meio em que vivemos, e o progresso espiritual, no íntimo de cada um.
Pela evolução externa o homem domina o ambiente que o cerca, mas é pela evolução interna que adquire as virtudes, tais como a bondade, a paciência, a humildade, a tolerância, a sinceridade, a honestidade, etc., sem as quais não encontraríamos os caminhos de paz e entendimento que nos garantem a alegria e nos ajudam na ascensão espiritual. (livro azul Evangelização – conteúdo programático DIJ DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.

  • 115 LE – Dentre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus?
- Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um uma missão com o objetivo de esclarecê-los e de fazê-los chegar, progressivamente, à perfeição pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de Si. A felicidade eterna e pura é para os que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos ao passar pelas provas que a Lei Divina lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais depressa ao objetivo que lhes é destinado. Outros somente as suportam com lamentação e por causa dessa falta permanecem  mais tempo afastados da perfeição e da felicidade prometida.
Lc 2:52 “E Jesus crescia em sabedora, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

  • 814 LE – Por que Deus deu a uns riquezas e poder e a outros a miséria?
- Para experimentar cada um de maneiras diferentes. Aliás, vós já o sabeis, essas provas foram os próprios Espíritos que escolheram e, muitas vezes, nelas fracassam.
Mc 4:19 “mas surgem as preocupações do mundo,a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, que sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto.”

  • 636 LE - O bem e o mal são absolutos para todos os homens?
- A lei de Deus é a mesma para todos; mas o mal depende principalmente da vontade que se tem de o praticar. O bem é sempre o bem e o mal é sempre mal, qualquer que seja a posição do homem; a diferença está no grau de responsabilidade.
Jo 3:20-21 “Quem pratica o mal tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas que  age conforme a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque  são feitas como Deus quer.”

  • 676 LE - Por que o trabalho é imposto ao homem?
- é uma consequência de sua natureza corporal. É uma expiação e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância da inteligência; por isso deve seu sustento, segurança e bem estar apenas ao seu trabalho e à sua atividade. Àquele que tem o corpo muito fraco, Deus deu a inteligência como compensação; mas é sempre um trabalho.
I Cor 5:58 – “Assim, queridos amigos, sejam firmes, inabaláveis; façam continuamente progresso na obra do Senhor, sabendo que a fadiga de vocês não é inútil no Senhor.”

  • 42 LE - Podemos saber o tempo de duração da formação dos mundos, da Terra, por exemplo?
- Não posso te dizer, somente o Criador sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber ou conhecer o número dos séculos dessa formação.
2 Pedro 3:8 – “ Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia.”

Atividade – livre: baseado no diálogo, desenhem a evolução do planeta.

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