Objetivo – o que é o livre arbítrio e suas consequências
Desenvolvimento – com cartazes pela sala peça ao adolescente que leiam para que possam descobrir o tema da aula com a letra bem grande e no centro da cartolina/folha A4. Logo depois da dinâmica começar o dialogo com eles: o que é livre arbítrio? Fazer o que queremos é ser livre? Quando praticamos o livre arbítrio?
- Com a conquista do raciocínio, o homem adquire também o livre arbítrio, ou a faculdade de escolher, por si mesmo, o caminho a pamilhar.
- Concedendo-nos o livre arbítrio, Deus nos proporciona assim, a oportunidade de edificar o nosso próprio progresso.
- Com isso somos os construtores da nossa própria felicidade ou do nosso sofrimento, pois temos a liberdade de escolher o caminho que mais nos agrade.
- Sem o livre arbítrio seríamos apenas máquinas irresponsáveis, sem culpa pelos erros cometidos ou méritos pelas conquistas realizadas.
- Pelo livre arbítrio o homem, mesmo que coibido fisicamente, será sempre senhor dos seus pensamentos e de suas aspirações, pois ninguém pode interferir em nossas consciências.
Frases para dinâmica:
“Deus concede o _______________, ao espírito em evolução. Espera que cada um escolha certo, antes de qualquer decisão.”
“Se a escolha é _________ para o Ser, nas opções dos caminhos da vida, é preciso muito cuidado para a consciência não sair traída.”
“O ____________ é assim: Dá ao Ser o direito de escolher, mas, deixa frutos e resultados para ele mesmo recolher.”
“O direito de _____________ desafia nossa vontade de acertar. Se não considerarmos o amor, na certa vamos penar!”
“Somos, através do _____________, os construtores de nosso destino. Se não escolhemos certo, o futuro será um desatino!”
Respostas : Livre arbítrio – livre – livre arbítrio – escolher – livre arbítrio (frases retiradas do livro Rimas de amor e paz – Lúcio de Abreu)
Com essa dinâmica a aula se iniciará e o diálogo entre evangelizador e evangelizando será proveitoso dentro do objetivo da aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário