segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Roleta do Decálogo (10 Mandamentos)

Para fazer a roleta você vai precisar: um objeto redondo, pode ser caixa de pizza (usei um recipiente de peça), um pedaço de isopor fino do tamanho do objeto redondo, e.v.a para encapar, velcro, pedaço de borracha (escolar), um tubo de caneta velho, durex colorido, cola quente, cola para e.v.a. e fitilho para cobrir a caneta e é claro os 10 mandamentos.

1 - cubra o objeto redondo com e.v.a.
2 - cubra a caneta com o fitilho da cor desejada
3 - recorte os 10 mandamentos de acordo com o tamanho do objeto redondo
4 - corte o isopor do tamanho do objeto redondo e ao redor passe o durez colorido. Escolha um lado para fazer uma janela onde será visualidado o mandamento que o evangelizando irá comentar.
5 - fure no centro o objeto redondo e coloque a caneta já coberta com fitilho
6 - com a caneta no lugar, coloque em uma altura deseja a borracha para servir de suporte para o isopor e rode para testar.
7 - posicione os 10 mandamento no objeto redondo para verificar o tamanho da janela do isopor e o espaço entre um mandamento e outro.
8 - depois de ter verificado, cole o velcro no objeto e nas tiras dos 10 Mandamentos. Cole-os de acordo com as posições verificadas antes. 

O velcro é para que possamos utilizar a roleta em outro tema de aula. Os 10 Mandamentos, colei em cartolina para ficar mais firme e não estragar quando for trocar o tema da aula.


                                      







Moíses e o Decálogo


Objetivo – Passar para a criança a vida de Moíses e os 10 Mandamentos.

Descrição – Fale um pouco sobre Moíses: Foi a primeira Revelação, nos trouxe os 10 Mandamentos e libertou os israelitas que estavam escravizados pelos egípcios  para poder levá-los à Terra Prometida. Moisés recebeu as duas tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Os dez mandamentos representam a primeira revelação divina aos homens. Ela foi local e pessoal e deu-se em Israel. Moisés foi o revelador. Dizem que recebeu diretamente de Deus. Em realidade, Moisés foi um grande enviado, um grande emissário, mais especificamente um grande médium. Moisés recebe de Deus os Dez Mandamentos, descrito em Êxodo, 20, 2 a 17. É repetido novamente em Deuteronômio, 5, 6 a 21, usando palavras similares. Decálogo significa dez palavras. Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatros primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho duma vida liberta da escravidão do pecado. De acordo com o livro bíblico de Êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horebe, na Península do Sinai.

"Esta lei é de todos os tempos e de todos os países, e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis estabelecidas por Moisés, obrigado a manter, pelo temor, um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha que combater os abusos enraizados e os preconceitos hauridos na servidão do Egito. Para dar autoridade às suas leis, ele deveu atribuir-lhes origem divina, assim como fizeram todos os legisladores dos povos primitivos; a autoridade do homem deveria se apoiar sobre a autoridade de Deus; mas só a idéia de um Deus terrível podia impressionar homens ignorantes, nos quais o senso moral e o sentimento de uma delicada justiça eram ainda pouco desenvolvidos. É bem evidente que, aquele que tinha colocado em seus mandamentos: "Tu não mataras; tu não farás mal ao teu próximo" não poderia se contradizer fazendo deles um dever de extermínio. As leis mosaicas propriamente ditas, tinham, pois, um caráter essencialmente transitório". (Kardec, 1984, p. 34)
Para o estudo do Decálogo, jogue com elas o jogo da Roleta dos 10 Mandamentos: um evangelizando gira a roleta, ele lê em voz alta em qual mandamento a roleta parou. Depois, ele fala com suas próprias palavras o que entende e em seguida o evangelizador explica o mandamento.

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas. Êxodo 20:2-3
  • Devemos dar a Deus o primeiro lugar em nossa mente e coração.
2º - Não fazer imagens  para adoração. Êxodo 20:4-5
  • Jesus nos alertou que Deus é espírito, e que devemos adorá-lo em espírito e verdade deixando assim o culto exterior, ou seja, diretamente no coração.
3º - Não tomar seu santo nome em vão. Êxodo 20:6
  • Devemos ter cuidado ao pronunciar o nome de Deus, devemos fazê-lo com respeito e é claro deixando de lado as brincadeiras e juramentos.
4º - Guardar o dia de sábado. Êxodo 20:7
  • Naquela época, o sábado foi escolhido para o descanso do corpo e santificar o nome de Deus. Hoje todos os dias devem ser santificados, com valorização do s dons da vida, do corpo e do equilíbrio que o Senhor nos concede para nossa evolução, como quem luta para preservar um valioso tesouro que lhe foi confiado.
5º - Honrar pai e mãe. Êxodo 20:8
  • Os nossos pais tem de ser nossos primeiros amigos. Honrar significa amar, respeitar, obedecer se servir nos limites de nossas possibilidades, oferecendo sempre que o necessário, o amparo de que venham carecer.
6º - Não matar. Êxodo 20:9
  • Além do respeito à vida do próximo, não devemos guardar mágoas e nem se encolerizar, pois quando ofendemos alguém podemos estar matando sua alegria daquele momento e outros futuros.
7º - Não adulterarás. Êxodo 20:10
  • Aqui não é somente o adultério entre um casal. Quando mentimos e usamos de artifícios para conseguir algo, estamos também traindo.
8º - Não furtar. Êxodo 20:11
  • Não vale somente para objetos, mas também para os nossos pensamentos, palavras e atos. Ex. no colégio, o aluno que cola está adulterando e furtando a si mesmo. Se deixa de estudar, furta o tempo e os recursos empregados por seus pais para sua instrução.
9º - Não levantar falso testemunho. Êxodo 20:12
  • Temos de estar certos com nossas atitudes: sim, sim e não, não. Sem querer contornar situações, seja com mentiras ou desculpas. Quando exageramos narrativas de acontecimentos ou deturpamos fatos ou informações acerca de situações ou pessoas, estamos perjurando.
10º - Não desejar a mulher do próximo nem cobiçar nenhum de seus bens. Êxodo 20:13
  • Devemos nos contentar com o que Deus nos concedeu para nossa reencarnação e sentirmos felizes com a alegria do próximo.
 Livro Azul - Conteúdo Programático DIJ  - Departamento da Infância e da Juventude



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES COM AS MÃOS




Painel feito pelo Ciclo II e III, aula Deus Pai onde não deixamos de falar sobre o Deus Criador.

O painel foi feito com as mãos e cada criança criou e foram completando a criação da outra.

O retorno foi maravilhoso: todos gostaram da atividade, respeitaram o tempo do outro, e chegaram a conclusão que a criação de Deus é perfeita e a delas não.

No final, pedi que todos fechassem os olhos e pensassem na criação de Deus, esperei um pouco e pedi para que abrissem e olhassem o que eles criaram e foi risos para todos os lados.

Obrigada Meimei e a Espiritualidade que nos ampara na tarefa e fora dela, a aula foi muito boa e o retorno me comoveu. O trabalho que a Espiritualidade fez hoje me elevou.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Prece


Objetivo – A prece como meio comunicação com Deus e a Espiritualidade que tanto nos amam e também o melhor remédio para a nossa evolução.

Desenvolvimento: Devemos estar sempre em prece, seja para pedir ou agradecer. Quando fazemos uma prece nos elevamos à Deus e a Espiritualidade amiga. Deve ser feita tanto na alegria quanto na tristeza, pois, o que aos nossos olhos é uma tristeza para Deus é o melhor que pode nos acontecer. A prece também é remédio poderoso que temos para aquele irmão que se considera nosso “inimigo”, pois enquanto não conseguimos nos aproximar, oramos e nos aproximamos espiritualmente.

Nessa aula vamos trabalhar poema. Dê a cada evangelizador uma estrofe para que preencham e adivinhem o tema da aula. Depois de adivinharem e lerem, cada um irá ilustrar a sua estrofe.
A Prece
Intercâmbio com a bondade divina,
A ___________  é um ato de amor.
Eleva a criatura e ajuda
Reequilibrar seu interior.
--------------------------------
Quem se distancia de Deus,
No pensamento ou na voz,
Nota, quando volta a _______,
Que Ele jamais se afasta de nós!
---------------------------------------
Vacilar chega a ser natural,
Quando surge a escuridão.
Mas, com a ____________, iluminamos
O ambiente e o nosso coração.
-------------------------------------------------
Não te assustes, amiguinho,
Com as surpresas que a vida traz.
Pede __________ ao Pai Celeste
E Ele te dará alegria e paz.
----------------------------------------
Quando _______ me sinto bem,
Coração repleto de esperança;
É que Deus nos traz de volta
A energia, a paz, a confiança.
--------------------------------------
Se o barco está à deriva,
Agarra-te ao leme da fé;
Tua _____________ vai te levar
Onde está baixa a maré.
-------------------------------------------
Não espere a dificuldade
Ameaçar o teu coração.
Fala com Deus todo dia,
O amparo se faz na luz da ___________.
------------------------------------
No teu “diálogo” com Deus,
Sinta, como filho, a Sua proteção.
Ele te escuta, como Pai de Amor,
Feliz com a tua ____________.
-------------------------------------------
A luz que vem do céu,
Dispensa o acendedor...
A ________  ilumina tudo,
Se ligada no fio do amor!
-----------------------------------------
A gente nunca sabe,
O que acoberta a escuridão.
A _____________ é luz bendita,
Ilumina tudo, acalma o coração.
-------------------------------------------
Diante de qualquer atrito... a ___________.
Com ela, a Deus sempre dizes:
- Senhor, ampara-me e ao meu irmão,
Para sermos todos felizes.
Livro Rimas de amor e luz (Lúcio de Abreu)

PRECE – ORAR – PRECE – AJUDA – ORO – PRECE – ORAÇÃO – ORAÇÃO – PRECE – PRECE – PRECE.

Exponha o trabalho deles e se quiserem deixem que eles digam o porque da ilustração. O evangelizador também pode até comparar uma ilustração com a outra: desenhos com ser humano  (posição, lugar), natureza (dia ou noite). Uma comparação simples, pois não somos psicólogas e nem pedagogas, salvos algumas, somente para mostrar que no momento da prece devemos estar em sintonia com o nosso intimo. 

Atividades com as mãos




Ideia retirada do blog: http://giludias.blogspot.com.br/2012/09/artes-com-as-maos-e-com-os-pes.html


Deus Pai

Objetivo – Conscientizar os evangelizando de que Deus é nosso Pai e Criador.

Desenvolvimento – Trabalhe com eles as perguntas do LE (LIVRO DOS ESPIRITOS):

1 – O que é Deus?
  • Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
4 – Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?
  • Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá.
5 – Que conclusão podemos tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem em si mesmos da existência de Deus?
  • A de que Deus existe; de onde lhes viria esse sentimento se repousasse sobre o nada? É ainda uma consequência do princípio de que não há efeito sem causa.
6 – O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria o efeito da educação e das ideias adquiridas?
  • Se fosse assim, por que vossos selvagens teriam também esse sentimento?
1.    Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse o produto de um ensinamento, não seria universal. Somente existiria naqueles que tivessem recebido esse ensinamento, como acontece com os conhecimentos científicos.
10 – O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?
  • Não, falta-lhe, para isso, um sentido.
11 – Um dia será permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?
  • Quando seu Espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver mais próximo de Deus, então o verá e o compreenderá.
2.    A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, da qual lhe atribui as imperfeições; mas à medida que o senso moral nele se desenvolve, seu pensamento compreende melhor o fundo das coisas e ele faz uma ideia de Deus  mais justa e mais conforme ao seu entendimento, embora sempre incompleta.
13 – Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma ideia completa de seus atributos?
  • Do vosso ponto de vista, sim, porque acreditais abranger tudo. Mas ficai sabendo bem que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente e que a vossa linguagem, limitada às vossas ideias e sensações, não tem condições de explicar. A razão vos diz, de fato, que Deus deve ter essas perfeições em grau supremo, porque se tivesse uma só de menos, ou que não fosse de um grau infinito, não seria superior a tudo e, por conseguinte, não seria Deus. Por estar acima de todas as coisas, Ele não pode estar sujeito a qualquer instabilidade e não pode ter nenhuma das imperfeições que a imaginação possa conceber.
- Deus é eterno. Se Ele tivesse tido um começo teria saído do nada, ou teria sido criado por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
- é imutável; se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o universo não teriam nenhuma estabiliade.
- é imaterial, ou seja, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria; de outro modo não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
- é único; se houvesse vários deuses, não haveria unidade de desígnios, nem unidade de poder na ordenação do universo.
- é todo-poderoso, porque é único. Se não tivesse o soberano poder, haveria alguma coisa mais ou tão poderosa quanto Ele; não teria feito todas as coisas e as que não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.
- é soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das Leis Divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e essa sabedoria não permite duvidar de sua justiça nem de sua bondade.

 Com o trabalho das perguntas, as crianças terão uma noção sobre Deus segundo a Doutrina.

Deus é nosso Pai, porque nos criou. Deus está em tudo que o homem não criou (criação de Deus e criação do homem).

Somos uma das suas criações e Ele cria até hoje, e você já criou algo ou ainda cria?

Atividade: atividades com as mãos. Dê a eles tinta, tudo terá de ser feito com as mãos. Molhem as mãos na tinta e criem o que quiserem.
 
 

A ideia da atividade foi retirada do blog: http://giludias.blogspot.com.br/2012/09/artes-com-as-maos-e-com-os-pes.html