domingo, 4 de agosto de 2013

AMOR AO PRÓXIMO

OBJETIVO - DEFINIR QUEM É O NOSSO PRÓXIMO E A IMPORTÂNCIA DO AMOR (EVOLUÇÃO)

DESENVOLVIMENTO - DIVIDA A TURMA EM DOIS GRUPOS, CADA GRUPO IRÁ RECEBER A PARÁBOLA "O BOM SAMARITANO"  ESTIPULE UM TEMPO E PEÇA PARA QUE FAÇA COMENTÁRIO SOBRE A PARÁBOLA. PERGUNTE A ELES QUEM ERA O SACERDOTE, O LEVITA E O SAMARITANO. DEPOIS FAÇA A PERGUNTA: E VOCÊS HOJE SÃO QUEM: O SACERDOTE, O LEVITA OU O SAMARITANO? 
PARA FALAR DA IMPORTÂNCIA DO AMOR LEIA ALGUNS TRECHOS DO CAPÍTULO XI ITEM 08 E 09 DO EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO "A LEI DE AMOR." NO FINAL DA AULA DISTRIBUA O TEXTO "O BOM SAMARITANO" DO LIVRO VIGIAI E ORAI PARA QUE REFLITAM.

Sacerdote: é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.

Levitas: Aos que crêem nas Escrituras, é inegável que Levi tenha sido uma tribo como as outras, separada, porém por Deus para exercer o sacerdócio. Entretanto, a situação da tribo no momento em que o Pentateuco teria sido escrito, bem como sua posição na sociedade judaica após o exílio na Babilônia geram discussão entre estudiosos.
Alguns acreditam que Levi tenha sido uma das tribos que teria fugido do Egito, e ao chegar a Canaã teriam se aliado a outras tribos hebraicas autóctones, e, após a organização destas tribos e sua fusão em uma só nação, os levitas teriam sido designados ao sacerdócio.
Outra corrente acredita que os levitas teriam sido uma casta à parte do sistema tribal existente, uma elite com poderes políticos originados de sua relação de exclusividade com Deus. Essa não era uma postura incomum no Oriente Médio antigo ou em outras regiões, e observava-se a existência de classes sacerdotais rígidas na Mesopotâmia e na Índia fundamentadas no direito exclusivo destas classes em interferir junto a Deus pela ordem de suas sociedades.

Samaritanos: são um pequeno grupo étnico-religioso aparentado aos judeus que habita nascidades de Holon e Nablus situadas em Israel e na Cisjordânia respectivamente. Designam-se a si próprios como Shamerim o que significa "os observantes" (da Lei); desde há alguns anos os Samaritanos tem vindo igualmente a usar o termo "israelita-samaritanos".
religião dos Samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo. Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância religiosa de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmud (registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.) dos judeus ortodoxos.
Os samaritanos não se consideram judeus, mas descendentes dos antigos habitantes do antigo reino de Israel (ou reino da Samaria). Os judeus ortodoxos consideram-nos por sua vez descendentes de populações estrangeiras, que adotaram uma versão adulterada da religião hebraica; como tal, recusam-se a reconhecê-los como judeus ou até mesmo como descendentes dos antigos israelitas. O Estado de Israel reconhece-os como judeus.

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

"Levantando-se um doutor da lei experimentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? como lês tu? Respondeu ele: Amará ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a sua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Prosseguindo Jesus disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó; e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto.

Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; e quando o viu, passou de largo. Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo. Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem, e, vendo-o teve compaixão dele; e chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o, e quanto gastares de mais, na volta to pagarei.

Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: “Vai e faze tu o mesmo”.

(Lucas, X, 25-37)

A LEI DE AMOR

8 - O AMOR RESUME A DOUTRINA DE JESUS TODA INTEIRA, VISTO QUE ESSE É O SENTIMENTO POR EXCELÊNCIA, E OS SENTIMENTOS SÃO OS INSTINTOS ELEVADOS À ALTURA DO PROGRESSO FEITO. EM SUA ORIGEM, O HOMEM SÓ TEM INSTINTOS; QUANDO MAIS AVANÇADO E CORROMPIDO, SÓ TEM SENSAÇÕES; QUANDO INSTRUÍDO E DEPURADO, TEM SENTIMENTOS. E O PONTO DELICADO DO SENTIMENTO É O AMOR, NÃO O AMOR NO SENTIDO VULGAR DO TERMO, MAS ESSE SOL INTERIOR QUE CONDENSA E REÚNE EM SEU ARDENTE FOCO TODAS AS ASPIRAÇÕES E TODAS AS REVELAÇÕES SOBRE-HUMANAS...
9 - O AMOR É DE ESSÊNCIA DIVINA E TODOS VÓS, DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO, TENDES, NO FUNDO DO CORAÇÃO, A CENTELHA DESSE FOGO SAGRADO. É FATO, QUE JÁ HAVEIS PODIDO COMPROVAR MUITAS VEZES, ESTE: O HOMEM, POR MAIS ABJETO, VIL E CRIMINOSO QUE SEJA, VOTA A UM ENTE OU A UM OBJETO QUALQUER VIVA E ARDENTE AFEIÇÃO À PROVA DE TUDO QUANTO TENDESSE A DIMINUI-LA E QUE ALCANÇA, NÃO RARO, SUBLIMES PROPORÇÕES.
A UM ENTE OU UM OBJETO QUALQUER, DISSE EU, PORQUE HÁ ENTRE VÓS INDIVÍDUOS QUE, COM O CORAÇÃO A TRANSBORDAR DE AMOR, DESPENDEM TESOUROS DESSE SENTIMENTO COM ANIMAIS, PLANTAS E, ATÉ, COM COISAS MATERIAIS: ESPÉCIES DE MISANTROPOS QUE, A SE QUEIXAREM DA HUMANIDADE EM GERAL E A RESISTIREM AO PENDOR NATURAL DE SUAS ALMAS, QUE BUSCAM EM TORNO DE SI A AFEIÇÃO E A SIMPATIA, REBAIXAM A LEI DE AMOR À CONDIÇÃO DE INSTINTOS ...

O BOM SAMARITANO (VIGIAI E ORAI)

NA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO, ENSINADA POR JESUS, ENCONTRAMOS EXEMPLOS DA PRÁTICA DA MAIS LÍDIMA CARIDADE.
O SAMARITANO, QUE DESCIA DE JERUSALÉM PARA JERICÓ, ENCONTROU O HOMEM CAÍDO, APROXIMOU-SE DELE, DEITOU-LHE ÓLEO E VINHO NAS FERIDAS E AS ENFAIXOU.
EM SEGUIDA, COLOCOU-O SOBRE O SEU CAVALO, CONDUZIU-O A UMA HOSPEDARIA E... PASSOU A NOITE VELANDO À SUA CABECEIRA.
A CARIDADE DO TEMPO!
QUANTOS AINDA NÃO SÃO CAPAZES DE CEDER DO SEU TEMPO AOS SEMELHANTES?
O SAMARITANO INTERROMPEU A VIAGEM, ADIOU SEUS NEGÓCIOS, ASSUMIU TODA A DESPESA COM AQUELE HOMEM DESCONHECIDO.
E AFIRMOU AO DONO DA HOSPEDARIA QUE, DE REGRESSO, PASSARIA POR ALI, A FIM DE SALDAR OUTRAS EVENTUAIS DESPESAS.
A CARIDADE DO TEMPO TEM SIDO DESCONSIDERADA PELOS QUE PRETENDEM ALCANÇAR O REINO DOS CÉUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário