quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trabalho


Objetivo – definir TRABALHO

Desenvolvimento – comece a aula perguntando aos evangelizandos se eles sabem o que é trabalho, se conhecem alguém que trabalhe e com o que trabalha. Logo após perguntem se eles sabem quais os tipos de trabalho que existem: trabalho material, que aquele para adquirirmos os nossos bens e a inteligência  e o trabalho espiritual, que nos faz crescer espiritualmente nos fazendo evoluir.

Faça um círculo para debate sobre a Lei do Trabalho/Livro dos Espíritos. Divida a turma em dois grupos. Para cada pergunta tem uma carta com situações que levaram o evangelizando a pensar e fazer uma escolha. Após a resposta do evangelizando leia a do LE, se a resposta dele se aproximar na resposta do LE ele ganhará a carta. O grupo que ficar com mais carta ganha um brinde. Assim o debate não ficará cansativo e com a brincadeira eles terão a oportunidade de avaliarem suas atitudes:

Nota: as perguntas 685 685a serão livres para a resposta deles

LE 674 – A necessidade do trabalho é uma lei da natureza?
R. O trabalho é uma lei natural, por isso mesmo é uma necessidade, e a civilização obriga o homem o trabalhar mais, porque aumenta suas necessidades e prazeres.
Carta 674 – Esta chuvendo e frio, minha mente me diz “saia da cama”, meu corpo quer ficar mas...
a)    Vou levantar fazer algumas coisas e voltar para a cama
b)    O frio é somente agora depois nem vou sentir então vou a luta
c)    Vou descansar mais um pouco e faço o que tenho de fazer depois do almoço

LE 675 – Devem-se entender por trabalho somente as ocupações materiais?
R. Não; o Espírito também trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.
Carta 675 – Trabalhei o dia todo, vou para a FEIG...
a)    Cumpro a minha tarefa e estarei em dia com minha obrigação
b)    Estou cansada não irei ao trabalho voluntário hoje.
c)    Lá encontrarei o conforto que preciso

LE 676 – Por que o trabalho é imposto ao homem?
R. É uma consequência de sua natureza corporal. É uma expiação e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância da inteligência; por isso deve seu sustento, segurança e bem-estar apenas ao seu trabalho e à sua atividade. Àquele que tem o corpo muito fraco, Deus deu a inteligência como compensação; mas é sempre um trabalho.
Carta 676 – Quero trabalhar mas não posso devido a minha idade...
a)    É por isso que fico somente lendo e assistindo TV
b)    Então ajudo em casa para exercitar o corpo
c)    Enquanto isso vou fazer tudo que tenho direito para depois trabalhar muito

LE 677 – Por que a própria natureza provê, por si mesma, a todas as necessidades dos animais?
R. Tudo trabalha na natureza; os animais trabalham como vós, mas seu trabalho, como sua inteligência, é limitado ao cuidado de sua conservação. Eis por que entre eles o trabalho não gera o progresso, enquanto entre os homens há um duplo objetivo: a conservação do corpo e o desenvolvimento do pensamento, que é também uma necessidade que o eleva acima de si mesmo. Quando digo que o trabalho dos animais é limitado ao cuidado de sua conservação, refiro-me ao objetivo a que se propõem a trabalhar; mas, inconscientemente, ao prover suas necessidades materiais, constituem-se sem agentes dos desígnios do Criador, e seu trabalho não concorre menos para o objetivo final da natureza, se bem que muitas vezes não percebeis o resultado de imediato.
·         Com essa resposta lembrei-me de dois animais: as abelhas e os pássaros. As abelhas colhem o néctar  das flores para fazer o mel e com isso ajuda a natureza, pois no caminho o excesso caem ao chão e com isso nascem mais flores e automaticamente nos alimenta com o mel. Que trabalhão e ajudam sem saber a dois reinos. Os pássaros com o objetivo de pegar as sementes para se alimentarem eles também ajudam a natureza, pois no transporte ficam algumas ao chão e nascem mais árvores e plantas em lugares que é de difícil acesso ao homem.
Carta 677 – É estranho somente o homem trabalhar, é quase uma injustiça...
a)    Se minha mãe sustenta meu cachorro então tem me sustentar também
b)    O trabalho e as obrigações dos animais são diferentes
c)    Há diferença entre nós e os animais, onde eles são limitados

LE 678 – Nos mundos mais aperfeiçoados, o homem está sujeito à mesma necessidade de trabalho?
R. A natureza do trabalho é relativa à natureza das necessidades. Quanto menos as necessidades são materiais, menos o trabalho é material; mas não deveis crer, por isso, que o homem fica inativo e inútil: a ociosidade seria um suplício, em vez de ser um benefício.
Carta 678 – No meu desencarne quero ir para um mundo bem evoluído...
a)    Para poder ficar sossegada (o)
b)    O tanto que trabalho hoje, depois de desencarnada não quero mais saber de nada
c)    Onde podei continuar no meu trabalho na ajuda do próximo

LE 679 – O homem  que possui bens suficientes para assegurar sua existência está livre da lei do trabalho?
R. Do trabalho material, pode ser, mas não da obrigação de se tornar útil conforme seus meios, de aperfeiçoar sua inteligência ou a dos outros, o que é também um trabalho. Se o homem a quem Deus distribuiu bens suficientes não está obrigado a se sustentar com o suor de seu rosto, a obrigação de ser útil a seus semelhantes é tanto maior quanto as oportunidades que surjam para fazer o bem, com o adiantamento que Deus lhe fez em bens materiais.
Carta 679 – Na próxima reencarnação quero vir bem rica...
a)    Para compensar o tanto que estou trabalhando hoje
b)    Assim poderei auxiliar o próximo no que não tive condições de hoje
c)    Para fazer obras de caridade em agradecimento a Deus

LE 680 – Não há homens impossibilitados para trabalhar no que quer que seja e cuja existência é inútil?
R. Deus é justo. Apenas desaprova aquele que voluntariamente tornou inútil sua existência, porque esse vive à custa do trabalho dos outros. Ele quer que cada um se torne útil conforme suas aptidões.
Carta 680 – Se temos obrigação de trabalhar, como os deficientes não precisam?
a)    Cada um recebe uma aptidão para ser útil
b)    Eles já são assim porque trabalharam muito e agora podem trabalhar pouco
c)    Eles podem escolher se querem ou não

LE 681 – A lei natural impõe aos filhos a obrigação de trabalhar por seus pais?
R. Certamente, do mesmo modo que os pais devem trabalhar por seus filhos; é por isso que Deus fez do amor filial e do amor paternal um sentimento natural para que, por essa afeição recíproca, os membros de uma mesma família fossem levados a se ajudarem mutuamente, o que é frequentemente esquecido em vossa sociedade atual.
Carta 681 – Agora que estou trabalhando...
a)    Vou ajudar o máximo meus pais para lhes dar conforto
b)    Vou mudar meu visual e comprar tudo que quero
c)    Vou ter minha casa e cuidar da minha vida

LE 682 – O repouso, sendo uma  necessidade após o trabalho, não é também uma lei natural?
R. Sem dúvida. O repouso repara as forças do corpo e é também necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, para que se eleve acima da matéria.
Carta 682 – Estou cansada, só que hoje tem uma festa para ir...
a)    Amanhã acordo em cima da hora e me atraso um pouco
b)    Mas preciso descansar minha mente e meu corpo
c)    Quando chegar lá me distraio e o cansaço passa

LE 683 – Qual é o limite do trabalho?
R. O limite das forças; entretanto, Deus deixa o homem livre.
Carta 683 – Vou largar a tarefa, pois estou trabalhando muito e me prejudicando ...
a)    E não estou ganhando nada
b)    Que nada! Já trabalhei bem mais do que hoje, aqui o meu ganho é outro
c)    Porque me sinto sem forças

LE 684 – O que pensar daqueles que abusam de sua autoridade para impor a seus inferiores excesso de trabalho?
R. É uma das piores ações. Todo homem que tem o poder de comandar é responsável pelo excesso de trabalho que impõe a seus subordinados, porque transgride a lei de Deus.
Carta 684 – Agora que tenho um ajudante...
a)    Vou dar a ele mais responsabilidades para me aliviar no trabalho
b)    O serviço de menor responsabilidade passarei para ele para que possa adquirir experiência
c)    Ele trabalha e eu ganho o mérito

LE 685 – O homem tem direito ao repouso na velhice?
R. Sim. Ao trabalho está obrigado apenas conforme suas forças.

LE 685 a – Mas que recurso tem o idoso necessitado de trabalhar para viver, se já não pode?
R. O forte deve trabalhar pelo fraco e, na falta da família, a sociedade deve tomar o seu lugar: é a lei da caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário