domingo, 1 de julho de 2012

Brasil, Pátria do Evangelho


Objetivo – o porque do Brasil ser a Pátria do Evangelho.
Desenvolvimento – começar a aula com uma dinâmica para que eles adivinhem o tema da aula: Quebra cabeça do Brasil: imprima o mapa do Brasil em uma folha A4 ocupando todo o espaço, faça um xerox em folha A3 para que você recortar cada estado bem grande. Com o molde fazer o contorno em EVA ou cartolina para montagem do quebra cabeça, no final da montagem dê dicas para eles adivinharem o tema.
  • Cada Pátria é uma colméia de trabalhadores, fabricando o mel da sabedoria e da experiência, nos esforços purificadores e dolorosos, a caminho da absoluta união de toda família universal. (Emmanuel)
  • “A Pátria é o ar e o pão, o templo e a escola, o lar e o seio da Mãe.” (André Luiz)
  • Foi permitido que para cá viessem europeus, africanos, índios... justamente para acabar com as diferença entre os povos.
  • Normalmente os países, têm o tipo físico certo, determinado, no Japão as pessoas têm olhos puxados, na China, pele amarelada, nos Estados Unidos da América os cabelos são avermelhados, na África são negros, na Alemanha, são loirinhos... Já no Brasil não, é diferente, porque não tem um tipo físico certo, um brasileiro que sirva como padrão, porque aqui há pessoas dos quatro cantos do mundo, há morenos, negros, loiros, ruivos...
·         O Brasil está programado a ter o tamanho que ele tem. O Brasil tem a forma de um coração estilizado.
·         Dentro da programação, Portugal havia tomado as colônias da África como suas. O que facilitaria a imigração dos negros para virem trabalhar aqui no Brasil, e misturarem-se aos índios e europeus fraternalmente lado à lado e não como escravos. Estava previsto que os negros viessem  para cá trabalhar, mas todo o sofrimento, todos aqueles maus tratos e judiações que ele receberam, sendo escravizados,  foi por causa do livre-arbítrio dos homens encarnados que se deixaram levar pelas suas más tendências e pelo próprio orgulho. Não era para existir esse sofrimento, como os donos dos escravos plantaram isso, em inúmeros casos colheram dos mesmos males, em suas próximas encarnações, nascendo como escravos e muitas vezes no mesmo local em que havia mandado na encarnação anterior.
·         Foi para resolver esses problemas que nasceram as idéias abolicionistas, vindo de espíritos encarnados mais sensíveis e que através dessas idéias, foi com a Lei Áurea que a Princesa Isabel, filha do segundo imperador do Brasil, D. Pedro II, encerrou por fim, o que já havia acontecendo por outras leis, como a Lei do Ventre Livre e a anterior a ela que proibia o tráfico de trazer mais escravos para o Brasil.

Dica – o quebra cabeça em EVA vai ficar melhor pela opção de poder fazer em várias cores e a durabilidade.
Atividade – O girassol capta a luz solar, assim é o Brasil que tem a missão de ser a Pátria do Evangelho captando os ensinamentos do Cristo para  leva-la ao mundo. Fazer um girassol com as cores do Brasil e o centro preencher com sementes de girassol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário