segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Parábola da Torre


Objetivo – passar para as crianças a importância do exercício da responsabilidade e do planejamento.

Desenvolvimento – comece a aula com a música Responsabilidade de Tim e Vanessa. Em seguida divida a turma em dois grupos, entregue para cada grupo uma quantidade (iguais) de lego para bebes (são maiores). Explique a tarefa que terão de executar e quem cumprir no tempo (marque o tempo 02 min.) e seguir as regras é que terá a tarefa realizada: vocês que terão que montar uma torre mais alta, larga e firme possível, onde só existe uma regra que é onde você colocou o lego não poderá tirar. E a torre não pode cair.
Se os dois grupos conseguirem, ótimo, já estão tendo noção de planejamento e responsabilidade. O grupo que fizer correndo preocupado com o tempo, tem muito o que pensar. Logo após conte a parábola.

Lucas 14:28-30
            “De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’.”
Explicação – como disse Emannuel: “disciplina, disciplina e disciplina”. É através de nossa disciplina que teremos responsabilidade para com as nossas atitudes diárias. E sempre agindo com responsabilidade saberemos planejar o nosso dia para que possamos evoluir e permitir que o nosso próximo progrida baseando em nosso exemplo. Sempre que agirmos por impulso não estaremos agindo com responsabilidade, e isso poderá afetar não só a nós mas a todos que estão ao nosso redor. Não podemos esquecer na Lei de causa e efeito, onde colhemos o que plantamos.

Atividade – fazer uma agenda para 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário