segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Parábola dos Talentos


Objetivo – valorizar os talentos que Deus nos deu

Desenvolvimento – comece a aula com uma música que fale sobre o tema da aula. Indico para essa parábola as músicas Mãos fraternas e O caracol do grupo Cancioneiros. A música citada Mãos fraternas, fala sobre nossas mãos onde a maioria das pessoas a usam para executar o seu talento e quando há dificuldade com aos mãos a pessoa tem o TALENTO de usar outra parte. Logo depois pergunte para os evangelizandos o que mais eles gostam de fazer, o que mais tem facilidade em executar. É claro o evangelizador terá que perguntar o que eles entendem sobre isso, qual o significado dessas “facilidades”. Em seguida conte a Parábola dos Talentos, não esquecendo de dizer o que é uma parábola (história que Jesus contava para os que o seguiam).

Mateus 25:14-29
“Pois será como um homem que, ausentando-se  do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro ,um a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um , saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Depois de muito tempo , voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles, então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo : Senhor , confiaste-me cinco talentos ; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.
Disse-lhe o Senhor : Muito bem, servo bom e fiel ; foste fiel no pouco , sobre o muito te colocarei ; entra no gozo do teu Senhor .
E, aproximando-se também o que recebera dois talentos ; disse : Senhor, dois talentos me confiaste ; aqui tens outros dois    que ganhei .
Disse-lhe o Senhor : Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei ; entra no gozo do teu Senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse : Senhor , sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste  e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui o que é teu .
Respondeu-lhe, porém, o senhor : Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde espalhei ?
Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros; e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe , pois, o talento e daí-o ao que tem dez.
Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância ; mas ao que não tem, até o que  tem lhe será tirado. E o servo inútil,lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”
Explicação: ... Todos somos filhos de Deus; o Pai das almas reparte com todos igualmente os seus dons; a uns dá mais, a outros dá menos, sempre de acordo com a capacidade de cada um. A uns dá dinheiro, a outros sabedoria, a outros dons espirituais, e, finalmente, a outros concede todas as dádivas reunidas...
... Não há privilégios nem exclusões para o Senhor; e se cada qual, cônscio do que possui e compenetrado de seus deveres agisse de acordo com os preceitos da lei divina, estamos certos de que ninguém teria razão de queixar-se da sorte ou de clamar contra a “má situação” em que a maioria se diz achar...
... Todos, todos trazem a este mundo talentos... para garantir não só o estado presente, como sua situação futura, porque o mundo não é mais que uma estância onde viemos fazer aquisições, provisões para construir e abastecermos a nossa morada futura... (Livro Parábolas e ensinos de Jesus – Cairbar Schutel)

Atividade – distribua entre eles uma cartolina ou folha A4 para que eles expressem o seus talentos: desenhando, escrevendo, fazendo formas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário