terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Parábola do Grão de Mostarda



Objetivo – através da parábola mostrar ao jovem o poder da fé e o quão faz parte de nossa vida.

Desenvolvimento – Prece inicial. Comece a aula pedindo aos evangelizandos para lerem as frases que falam sobre a fé e pergunte se alguém conhece a parábola que nos fale sobre a fé. Logo após comece com a leitura da parábola feita por um jovem e peça que explique o que entendeu. Terminado o diálogo, pergunte se alguém sabe o que é a mostarda e em seguida distribua a atividade e dê explicação quando corrigi-la com o jovem.

Segundo momento: os jovens farão uma árvore de mostarda com o seguinte significado: o tronco são nossos talentos adquiridos com o tempo (crescendo), a copa é o nosso acolhimento aos nossos irmãos que precisam de nossa ajuda no caminho da evolução (vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos)

“O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.” Mateus 13:31,32

1.    Arbusto comum na Palestina, região do Lago do Tiberíades – cresce de 3 a 4 metros;
2.    Ponto de partida – infinitamente pequeno
3.    Ponto de chegada – infinitamente grande
4.    Mãe da Esperança e da caridade
Nós somos o grão de mostarda que depois de crescermos somos o ninho dos nossos irmãos que ainda estão passando pelo processo de crescimento.

Em certas pessoas, a fé parece de algum modo inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade de assimilar as verdades espirituais é sinal evidente de anterior progresso. Em outras pessoas, ao contrário, elas dificilmente penetram, sinal não menos evidente de naturezas retardatárias. As primeiras já creram e compreenderam; trazem, ao renascerem, a intuição do que souberam, estão com a educação feita; as segundas tudo tem de aprender; estão com a educação por fazer. Ela, entretanto, se fará e, se não ficar concluída nesta existência, ficará em outra.
A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender.

Tipos de fé:
1.    Fé robusta – dá a perseverança, a emergia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, que nas grandes;
2.    Fé vacilante – resultam a incerteza e a hesitação de que se aproveitam os adversários que se tem de combater, essa fé não procura os meios de vencer, porque não acredita que possa vencer;
3.    Fé sincera e verdadeira – é sempre calma, faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado.
4.    Fé cega – nada examina, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e na cada passo de choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo.
5.    Fé raciocinada – se apoio nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pedro: 1.9)
O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 João: 5.4)
Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. (1 Coríntios: 16.13)
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. (1 Timóteo: 6.11)
Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. (2 Coríntios: 5.7) Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios: 2.8-9)
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hebreus; 11.1)
Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível”. (Mateus: 17.20)


 
Atividade
Preencha os espaços abaixo:
1.    Fé _______________ – dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, que nas grandes;
2.    Fé _________________– resultam a incerteza e a hesitação de que se aproveitam os adversários que se tem de combater, essa fé não procura os meios de vencer, porque não acredita que possa vencer;
3.    Fé ___________ e _____________  – é sempre calma, faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado.
4.    Fé _____________ – nada examina, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e na cada passo de choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo.
5.    Fé _____________ – se apoio nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Raciocinada
Robusta
Vacilante
Sincera
Verdadeira
Cega

Nenhum comentário:

Postar um comentário